PROGRAMAÇÃO

PERFIL MYRIAM TAUBKIN | MÚSICA NO MCB

PERFIL MYRIAM TAUBKIN | MÚSICA NO MCB
Conheça a história de Myriam Taubkin

Foto: Marcelo Rosenfeld

#MÚSICANOMCB

Museu da Casa Brasileira homenageia Myriam Taubkin

Curadora e diretora musical especializada em espetáculos de música nacional desde a década de 70, Myriam Taubkin marcou a história do Museu da Casa Brasileira – uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – ao atuar na curadoria do projeto Música no MCB em 2011, ao lado de Anna Maria Kieffer e Magda Pucci.

Com quatro livros, 10 CDs e quatro importantes documentários com foco em mapear o universo dos instrumentos populares da música brasileira, Myriam carrega uma trajetória importante no cenário musical.

Dirige o Projeto Memória Brasileira, uma iniciativa que tem por objetivo o mapeamento da musicalidade nacional por meio de espetáculos inéditos ao vivo com os músicos (consagrados e revelações) mais representativos do país, além de instrumentos e segmentos sonoros.  Ao todo, o projeto registra três décadas de apresentações ao vivo e mais de 500 artistas, tendo resultado – também – nos documentários ‘O Brasil da Sanfona’ (2003); ‘Violões do Brasil’ (2005); ‘Um Sopro de Brasil’ (2006); e ‘Violeiros do Brasil’ (2008).

Trecho de “O Brasil da Sanfona”

Trecho de “Violões do Brasil”

Trecho  de Um Sopro de Brasil

Trecho de Violeiros do Brasil

Myriam também é criadora de espetáculos musicais, entre os quais estão: “100 anos de Garoto, o gênio das Cordas” (2016); “Conexão Brasil – Cuba” (2018) e a inédita mostra virtual “Violeiros do Brasil” (2021), que será lançada em março. Neste ano, Taubkin também estreará a série “Toda Quinta” como curadora e diretora musical, no Teatro Vivo.

100 anos de Garoto, o gênio das Cordas – criação coletiva de Myriam Taubkin, Gabriel Fontes Paiva, Rafael Verissimo, Lucas Nobile e Henrique Gomide.

100 anos de Garoto, o gênio das Cordas – criação coletiva de Myriam Taubkin, Gabriel Fontes Paiva, Rafael Verissimo, Lucas Nobile e Henrique Gomide.

Conexão Brasil-Cuba, direção artística de Myriam e Gabriel Fontes Paiva

Direção musical de Swami Jr e Myriam Taubkin.

“Conexão Brasil-Cuba”, direção artística de Myriam e Gabriel Fontes Paiva

Direção musical de Swami Jr e Myriam Taubkin.

Para acompanhar o trabalho de Myriam, acompanhe:

Youtube | canal Na Mira da Música

 

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, dedica-se há 50 anos à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

SITE: mcb.org.br/
Museu da Casa Brasileira_ Av. Faria Lima, 2705
Tel.: (11) 3032-3727

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content