PROGRAMAÇÃO

MCB RECOMENDA: FOXTROT E A MÚSICA BRASILEIRA: 1920 A 1960, POR RICARDO BALDACCI

MCB RECOMENDA: FOXTROT E A MÚSICA BRASILEIRA: 1920 A 1960, POR RICARDO BALDACCI
Dia 26 de abril, segunda-feira, às 22h.

#MÚSICANOMCB

Conheça a programação musical recomendada pelo Museu da Casa Brasileira em abril

No dia 26 de abril, às 22h, acontece o lançamento do projeto “Foxtrot e a Música Brasileira: 1920 a 1960” em um concerto online viabilizado por meio da Lei Emergencial de Apoio à Cultura (Edital Proac Expresso Lei Aldir Blanc 39.2020 – Produção e temporada de música com apresentações online) e executado pelo Ricardo Baldacci Trio, grupo composto pelos instrumentistas Ricardo Baldacci, Billy Magno e Danilo Vianna.

O projeto consiste em uma série de apresentações virtuais que busca unir, em seus repertórios, leituras jazzísticas de composições que se tornaram clássicas em todo o mundo e – ainda – fizeram sucesso no Brasil por meio das interpretações de Francisco Alves, Orlando Silva, Anysio Silva e Lucio Alves, além de canções nacionais, que ganharão nova “roupagem” sob swing e improvisações minimalistas características do gênero.

A realização é – também – um convite ao público para se deleitar enquanto redescobre parte da música brasileira por meio de um recorte histórico sobre o estilo foxtrot (ou “foxtrote”, como ficou “aportuguesado”) ao longo das décadas.O foxtrot pode ser colocado lado a lado com a antropofagia tropicalista, unindo o brasileiro e o estrangeiro para compor uma coisa única. ‘Come-se’ as composições nacionais das décadas de 1920 a 1960 para, depois, trazer releituras jazzísticas, com referências internacionais”, explica Jeane de Castro, produtora musical de Ricardo Baldacci.

RICARDO BALDACCI (IDEALIZAÇÃO E DIREÇÃO GERAL)

O cantor e guitarrista Ricardo Baldacci é especialista em interpretar canções da era do rádio e trabalha com traduções contemporâneas, com influências do jazz, de canções consagradas. O músico também já foi homenageado pelo projeto Música no MCB através da campanha #MCBEmCasa. Confira.

Imagem: Michelle Massatelli

SERVIÇO

Lançamento do projeto “Foxtrot e a Música Brasileira: 1920 a 1960”

Dia 26 de abril, segunda-feira, às 22h

Transmissão: Youtube de Ricardo Baldacci

Mais informações: http://www.ricardobaldacci.com.br/ 

 

FICHA TÉCNICA

Idealização e Direção geral: Ricardo Baldacci.

Concepção e Produção executiva: Jeanne de Castro.

Assistente de Produção: Francesca Ribeiro.

Interpretação: Ricardo Baldacci, Billy Magno e Danilo Vianna.

Acompanhe Ricardo Baldacci também pelas redes sociais:
Instagram | Facebook | Youtube | Spotify

 

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

Acompanhe o Museu da Casa Brasileira também pelas redes sociais.
Instagram | Facebook | Twitter | YouTube | LinkedIn | Spotify

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content