CASA BORDADA | OFICINA NA CALÇADA

CASA BORDADA | OFICINA NA CALÇADA

A oficina A casa bordada ao mesmo tempo evoca uma tradição milenar em vias de extinção e atualiza um ofício que tem demonstrado ser familiar para muitos que circulam por esta avenida de grande circulação.

É curioso notar a disponibilidade das pessoas, que diante do convite, sorriem num gesto de cumplicidade. Uns admiram os bordados realizados e expostos em um varal, outros apreciam observar outros que estão envolvidos com a atividade, alguns param e sentem-se desafiados a experimentar dar uns pontinhos, e há aqueles que se sentam e se deixam mergulhar em outro tempo, se permitem uma ruptura no cotidiano.

O bordar, atividade que em sua origem era restrita às mulheres com objetivos de ornamentar, embelezar a casa, roupas e enxovais, hoje atrai toda gente, não importa gênero ou idade, origem ou classe social.

A oficina envolve encontros e conversas, um processo que propicia convivência,troca, reflexão, e também o desafio de aprender novos pontos e relembrar outros que conhece, ver as linhas coloridas que ocupam a superfície do tecido com diferentes texturas.Como estratégia de aproximação e contato com os assuntos abordados (e bordados) na oficina, os temas trabalhados são imagens de objetos do acervo da casa brasileira e desenhos de casas com diferentes arquiteturas.

A experiência de bordar inspira a vontade de um fazer bem feito, ao mesmo tempo em que mostra não ter um único jeito de fazer, pois dá para alinhavar e também fazer pontos mais difíceis. Em todos os casos, o ato de bordar transborda alegria e orgulho diante das conquistas.

A casa bordada oferece um espaço de convívio e de fazer coletivo. De conversa e de silêncio. De parada para se sentar na sombra, dar um tempo, conversar e bordar, de vínculo com o presente e valorização das memórias.

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content